Páginas

RESOLUÇÃO Nº 230/97 O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL, com fundamento no art. 207 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e no art. 23, inciso VI, da Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, R E S O L V E: Art. 1º - Aos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em qualquer de suas modalidades, incapacitados de presença às aulas e que mantenham condições físicas, intelectuais e emocionais para realizar aprendizagem aplicar-se-á regime de exercícios domiciliares.

Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que é um blog? Blog em Sala de Aula?


Blog é uma abreviação de web log - "diário na Web". É um espaço interativo com registros freqüentes de informações. No início, as pessoas usavam os blogs como diários pessoais. Hoje, algumas pessoas além de utilizá-los para organizar as idéias, controlam discussões importantes com milhares de outros internautas ao redor do mundo. Jornalistas usam blogs para divulgar as últimas notícias ou revelar suas idéias particulares. Educadores(as) e educandos(as) constroem seus portfólios utilizando os blogs. Profissionais liberais apresentam seus trabalhos. Poetas e escritores rascunham seus escritos. Portanto, atualmente, eles são usados para qualquer tipo de conteúdo, sendo utilizados para diversos fins.
O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos.

Blogando você se conecta com o mundo, recebe visitas que podem fazer comentários sobre o que você postou, acrescentar um link ou lhe enviar emails. Você pode ou não dar continuidade ao diálogo pela internet e saber mais sobre quem que lê ou comenta no seu blog.

O blog, sendo um recurso da internet utilizado por um número expressivo de pessoas, não pode ser ignorado por nós educadores, principalmente pelas possibilidades que ele oferece como recurso pedagógico.

Práticas de produção escrita e de leitura são beneficiadas e estimuladas através desse recurso, permitindo que tanto uma quanto outra atividade citada seja de fato permeada de sentido, já que permite a presença do outro, ocupando ora a posição de leitor, ora a de escritor, em um contexto real de comunicação.

Professoras Erika e Paola Scheifer

Nenhum comentário:

Postar um comentário